Comunicado n.1

DIDmZIIVwAAKNH1
Nashin Mahtani @ Petabencana: Heavy rush of water causes bridge to collapse in BayWalk Plaza

The New Art Fest – where art meets technology
10 a 30 de Novembro
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa

The New Art Fest é um festival internacional anual the ‘new media’, e uma importante plataforma de criatividade artística e reflexão teórica associadas à tecnologia, à ciência e à sociedade.

Nesta segunda edição, The New Art Fest conta com mais de 40 autores, incluindo artistas, oradores e coletivos, e foca a sua atenção num grande tema — Lisboa Cidade Aberta.

Lisboa Cidade Aberta é, ao mesmo tempo, uma exposição e uma reflexão sobre a profunda transformação tecnológica das cidades, estimulada pelo desenvolvimento e massificação das tecnologias de informação, representação e computação.

Telefones e câmaras inteligentes, ‘locative media’, inteligência artificial e robótica, e ‘post-internet art’, quer dizer, o que acontece na arte e na cultura em geral quando os mundos virtuais invadem a histórica realidade material, são algumas das referências que presidiram à programação do The New Art Fest.

Entre os artistas que participam nesta segunda edição destacam-se, desde já, os nomes de André Sier, Tiago Rorke, Maria Lopes, Nashin Mahtani, Leonel Moura, Dasha Battelle, Ken Rinaldo, Margarida Sardinha, Rita Burmester, Mariana Castro e Left Hand Rotation, bem como os coletivos Oficinas do Convento, Make in Little Lisbon, StressFM e Shhpuma.

Além das obras expostas, esta edição do The New Art Fest dará especial atenção aos coletivos e plataformas colaborativas de arte e tecnologia, e ainda a dois fenómenos novos com impactos relevantes na vida da capital: o novo turismo, alimentado pelas redes sociais e pelos novos meios tecnológicos, e o grande influxo de massa cinzenta criativa na cidade.

Será ainda apresentado o primeiro protótipo de um projeto interdisciplinar chamado Segunda Cidade. O que é a Segunda Cidade? Segundo os seus autores, o futuro mapa cultural eletrónico da cidade de Lisboa.

The New Art Fest estará também presente no dia-a-dia da cidade através da plataforma digital interativa de última geração, TOMI, acessível nas ruas e estações de Metro da capital

Tal como na primeira edição, The New Art Fest voltará a estar presente na Web Summit, destacando-se desde já a participação da artista-antropóloga Maria Lopes no painel Arte e Cultura na Era Digital.

Por fim, dois passeios muito especiais farão parte desta edição do festival:

— uma excursão às Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo;
— e uma deriva ‘psicogeográfica’ por Lisboa, seguida de almoço e visita guiada à exposição.

Com direção artística de António Cerveira Pinto, The New Art Fest é uma produção da Ocupart | Arte em espaços improváveis-

Local da exposição: Picadeiro do antigo Colégio dos Nobres, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Rua da Escola Politécnica, Lisboa.